Ampliando horizontes: o deserto do Atacama

Ana Flávia
3 min readAug 30, 2023

--

Com frequência, abraçamos a crença de que nosso jeito de enxergar a vida é o melhor. Até que somos convidados, às vezes obrigados, a sair da zona de conforto e contemplar horizontes que ampliem nossa visão estreita.

Embarcar em uma viagem é uma das maneiras de perceber que o mundo se estende para além de nós mesmos. Desta vez, foi no Chile que vivemos inesquecíveis experiências inesquecíveis em São Pedro de Atacama.

Paisagens e modos de vida que jamais imaginei existir ganharam forma diante dos meus olhos. O deserto do Atacama é muito mais do que uma imensa planície que vai além de onde a vista alcança, onde o sol reina e o clima é muito seco.

Lá, conheci uma história que carrega milênios de conhecimento humano e refleti sobre nossa impressionante capacidade de adaptação às mais adversas circunstâncias.

Em um curto raio de quilômetros, contemplei paisagens de dimensões infindáveis e absolutamente contrastantes, com diversas cores e climas extremos.

Ao mesmo tempo, voltei valorizando ainda mais a variedade alimentar e cultural do nosso Brasil, e a fertilidade da nossa terra. Somos imensamente ricos. Amo meu país.

No deserto, há um céu limpo que nos permite enxergar a via láctea (1), flora adaptada ao ambiente inóspito (2), belos pores do sol (3), raposas (4), flamingos (5), vicunhas (6), lagoas congeladas (7), lagoas negras (8), lagoas azuis (9), lagoas de sal (10), regiões montanhosas geladas e com muito vento a quase cinco mil metros de altitude (minha cidade, Maringá, está a oitocentos…) (11), gêiseres vulcânicos onde a água brota fervendo do solo, enquanto a temperatura local chega a -20º (12), canyons (13), usinas eólicas e solares (14). E, claro, no Chile há os Andes, que cortam o país e que impactaram profundamente na formação geológica e civilizatória de todo o continente americano (15).

Obs¹: as fotos não fazem jus às belezas que meus olhos viram, nem à exaustão dos passeios.

Obs²: Recomendo muitíssimo a viagem. Mas, antes de ir, pesquise e se planeje. Você irá para o deserto, não para um resort. Rs.

céu limpo que nos permite enxergar a via láctea (1), flora adaptada ao ambiente inóspito (2), belos pores do sol (3)
raposas (4), flamingos (5), vicunhas (6)
lagoas congeladas (7), lagoas negras (8), lagoas azuis (9)
lagoas de sal (10), regiões montanhosas geladas e com muito vento a quase cinco mil metros de altitude (11), gêiseres vulcânicos (12)
canyons (13), usinas eólicas e solares (14), Cordilheira dos Andes (15)

--

--

Ana Flávia

Escrevo pra mim desde criança, e agora também publicamente. Compartilho porque acredito que é na troca que crescemos e ampliamos a consciência. @anaflavia.vf